Você está lendo

16/11 SESSÃO ESPECIAL

OLÁ GALERA!!!

O CINEMA NO TEATRO VAI FAZER NESTA SEGUNDA, 16 DE NOVEMBRO, UMA SESSÃO ESPECIAL. APRESENTAREMOS O DOCUMETÁRIO TRIBUNA DO GUETO.


O documentário “TRIBUNA DO GUETO” propõem-se a atuar como uma verdadeira tribuna popular, permitindo assim que a própria periferia fale sobre si, visto que todos os conceitos que se tem hoje sobre essas comunidades surgiram a partir de análises equivocadas e sensacionalistas.

Nesta perspectiva, esse documentário permitirá que a periferia possa, além de opinar sobre as reais causas dos índices de violência, também, demonstrar à sociedade que nelas residem pessoas que são historicamente excluídas de quase tudo ou totalmente do que se configura como essencial para o desenvolvimento humano.


Tribuna do Gueto concorda que a violência está na periferia, mas demonstrará que não está apenas lá e que esta violência não é natural de seus habitantes, e sim, criada a partir de inúmeros fatores que neste documentário serão apontados e analisados. Estes fatores que culminam em ações violentas por si só já se constituem enquanto uma violação, a qual a população reage de várias formas: ou agindo violentamente ou tentando sanar a violência.


Três bairros da periferia de São Luis que são costumeiramente apontados pela mídia e pelo poder público como sendo de alta periculosidade, sendo os bairros Coroadinho, Liberdade e Vila Embratel. Nestas comunidades foi organizada o que denominamos “Tribuna do Gueto”, ou seja, uma tribuna montada nos locais mais movimentados destas comunidades (feiras, praças, campos de futebol, etc.).

A comunidade foi mobilizada a se dirigir a tribuna, onde pode manifestar suas opiniões a partir da questão central que será: “O que você gostaria de dizer para a sociedade?”.

Desse modo, os moradores expuseram de forma livre e sucinta suas opiniões e dificuldades que enfrentam para sobreviver nesses bairros ou se expressarem através de trechos de poesias, músicas, etc. Isto com o intuito de demonstrar os diferentes tipos de pessoas e opiniões que existem nessas comunidades.

E viva o cinema!!!

Comentários desta postagem

deixe seu comentário

 

Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

RSS Feed. Este blog usa o serviço de hospedagem do Blogger e o tema Modern Clix, desenvolvido por Rodrigo Galindez e customizado por Fernando Ralfer.