Você está lendo

Programação de Janeiro


O Ponto Brasil é o único programa de tevê realizado de modo integralmente colaborativo por cerca de 100 pontos de cultura e coletivos audiovisuais.

A primeira temporada do Ponto Brasil traz 14 episódios temáticos de meia hora compostos por trabalhos produzidos em todo país. O programa foi feito por cerca de 400 participantes, que realizaram 130 vídeos em 18 semanas de gravação em 2009. Desde os primeiros argumentos até a edição, cada vídeo é assinado por uma coleção de grupos, que se reuniu, sob a orquestração da equipe fixa do Ponto Brasil.

Grande parte desse processo colaborativo acontece pela internet. O Ponto Brasil desenvolveu um método online de criação de conteúdo e produção audiovisual que está todo registrado no site.

O Ponto Brasil esteve em Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Acre e Pará. Em cada estado, houve uma intensa mobilização virtual, durante dois meses, pontuada por alguns encontros presenciais e muitas reuniões por skype, culminando sempre em uma semana de gravações detalhadamente planejada ao longo desse período.

Os materiais produzidos pelo Brasil afora estão misturados em cada um dos programas. Cada episódio reúne, em torno de um tema-eixo, interpretações deste mote realizadas a partir do amplo leque de coletivos que compõem a rede Ponto Brasil, resultando em 14 caleidoscópios culturais em forma de programas de TV.

O Ponto Brasil é uma co-produção TV Brasil e Secretaria de Cidadania Cultural/MinC.

Comentários desta postagem

deixe seu comentário

 

Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

RSS Feed. Este blog usa o serviço de hospedagem do Blogger e o tema Modern Clix, desenvolvido por Rodrigo Galindez e customizado por Fernando Ralfer.