Você está lendo

Projeto Cinema no Teatro realiza I Mostra Regional de Audiovisual


Uma iniciativa da Associação Artística de Imperatriz, o projeto Cinema no Teatro realiza desde 2001 sessões de cinema com filmes uma vez por semana, abertas à comunidade imperatrizense. O projeto é uma das únicas formas de acesso público e gratuito a clássicos, produções alternativas, que estão fora do circuito comercial e, principalmente, filmes nacionais.

No mês de Dezembro, entrando de recesso de 2009, o projeto realizará, no dia 18 a I Mostra Regional de Audiovisual. A idéia é reunir vídeos de curta e média metragem produzidos em Imperatriz, ou por imperatrizenses. “Temos o conhecimento que já existe uma quantidade razoável de produções feitas aqui ou por pessoas daqui, e o nosso objetivo é reunir esses vídeos e garantir um espaços para suas exibições”, explicou Antônio Fabrício, coordenador do projeto Cinema no Teatro.

Os interessados devem inscrever seus vídeos no teatro Ferreira Gullar (Simplício Moreira, 1755, Centro), a partir do dia 26 de novembro a 11 de dezembro. Segundo Larissa Fernanda, organizadora do evento, o candidato deve preencher uma ficha, com os dados pessoais e do filme. “Serão selecionados três vídeos de 6 a 15 minutos, quatro de 10 segundos a 5 minutos e um de 30 a 55 minutos. A divulgação dos filmes selecionados será dia 14”, afirma.

De acordo com Jordana Fonseca, coordenadora do Cinema no Teatro, já está marcada para Janeiro o retorno das sessões. “Estamos preparando a reestréia do projeto para o início de 2010 e esperamos que cada vez mais as pessoas tomem conhecimento dessa iniciativa que é de tanta importância para a cultura da nossa cidade”, finalizou.

Em Paralelo

Ainda no dia 18 de dezembro, em conjunto com a I Mostra Regional de Audiovisual acontecerá também o Festival Cine Cultura Viva. O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Audiovisual dos Pontos de Cultura e da Casa Verde - cultura e meio ambiente, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.


São objetivos do Festival: incentivar a produção de ficção de curta metragem em formato digital, gerar maior visibilidade às realizações dos Pontos de Cultura e integrar produtores independentes, que ainda não estão conectados à rede Cultura Viva.


As exibições acontecerão em mais de 180 cidades simultaneamente, e Imperatriz foi incluída no roteiro. “É uma grande oportunidade para nós conhecermos o que está sendo produzido nesses pólos, que já podem ser considerados os mais importantes agentes de democratização da cultura no nosso país”, concluiu Antônio Fabrício.

Comentários desta postagem

deixe seu comentário

 

Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

RSS Feed. Este blog usa o serviço de hospedagem do Blogger e o tema Modern Clix, desenvolvido por Rodrigo Galindez e customizado por Fernando Ralfer.